O Muay Thai demonstrou sua eficácia em combate, onde suas técnicas e metodologias foram parcialmente incorporadas em diversas modalidades de combate, como KickBoxing, MMA e etc. Propiciando o surgimento de aproveitadores da fama e ‘status' do nome MUAY THAI. Um outro agravante dentro desse contexto é que vários ainda se levantam proclamando-se como ‘donos' da modalidade; sem nunca ter treinado, competido, sequer teve contato com qualquer aspecto da Arte marcial, muito menos no que concerne à legalidade que envolve a modalidade desde a sua origem em solo Tailandês.
Várias pessoas têm se declarado mestres, apresentam linhagens estranhas, muitas vezes até cômicas, parecem não se dar conta do ridículo a que estãose expondo. Outras emitem certificados, diplomas, representações e afins; literalmente iludindo incautos ou leigos, aliciando pessoas que de boa fé, acreditam nessas estripulias que aparentam verdade.
Não é de nosso feitio efetuar comparações, pois creio fielmente que as artes marciais sofram um processo de seleção natural, onde os autênticos e verídicos continuam no sacerdócio de divulgar sua modalidade, enquanto os aproveitadores da ‘onda' logo se dispersam, não conseguem manter o foco, ou ainda melhor, são desmascarados no transcorrer das suas peripércias, uma vez que não conseguem manter a farsa devido à falta de raízes e cabedal técnico.
Recentemente uma equipe de Muay Thai e Kickboxing do Brasil teve o prazer de passar por alguns países como Laos, Camboja, MyanMar, Vietnã e lógico Tailândia e visitar alguns centros de treinamento de artes marciais locais, como o Bokator (Camboja); LethWei MyanMar); Tham Thê (Vietnã) e Muay Lao ( Laos).
Foram bem recebidos e efetuaram um excelente intercâmbio. Devido as raízes históricas de tais modalidades, são muito similares ao Muay Boran. Mesmo com os certificados honoríficos e afins, eles não se declaram representantes de quaisquer modalidade, nunca! Isso é no mínimo um descaso com a modalidade e seus representantes e mais ainda em relação ao público em geral, que crédulo, está praticando algo que não condiz com a realidade de uma arte marcial.
Alguém já viu um Mestre de Taekwondo emitir certificado de Karatê? Ou ainda um mestre de Kung Fu autorizar um instrutor dar aulas de Jiu Jitsu? E um treinador de Boxe ministrar seminários de Judô? Pois é, a não ser que a pessoa em questão tenha sua formação em ambas as modalidades e tenha técnica suficiente para tal, do contrário não se justificam algumas situações ABSURDAS com que temos nos deparado, como por exemplo: Campeões vitalícios de Thai Boxing; Único representante de organização ‘X' fora da Tailândia; Campeão Mundial por equipe e individual dentre outros.
Esta situação é muito perigosa, pois pessoas estão se matriculando, ficando a mercê de tais mestres' sem ter a devida noção que, além de serem enganadas, a integridade física está sendo colocada em risco. Aluno NÃO é saco de pancada ambulante, nem sparring, muito menos meio de descarregar stress de aluno graduado. Todo e qualquer aluno, seja iniciante, seja avançado ou mesmo instrutor, merece o devido respeito à pessoa e ao seu dinheiro, pois tudo isso tem um custo, e normalmente esses supostos mestres cobram caríssimo.
Situações preocupantes como essas, assim como outras do tipo professor de Tai Chi ministrando seminários e formando instrutores de Muay Thai; Técnico de Boxe dando clínicas de Clinch de Boxe Thai; Seminários de um dia formando professor de Boxe Tailandês. O outro fotografado junto com um Tailandês e afixa na academia dizendo-se ser representante oficial do dito Thai para a localidade.
O motivo de tudo isso é um alerta sobre o direcionamento do Muay Thai. O Brasil tem uma enormidade de atletas de altíssimo nível; material humano excelente para a modalidade, mas que tem que ser respeitado como tal e valorizar os verdadeiros lutadores e professores de Muay Thai, que sabem o sacrifício e a honra de fazer parte de uma modalidade milenar e altamente eficiente em sua essência que está muito além dos meros interesses egocêntricos de disputa política financeira e status.
Muay Thai é muito mais do que competição, como dissemos anteriormente é uma arte marcial com um propósito e formador de caráter e moral. Reiteramos como em outros artigos, procure sempre uma academia séria, com linhagem e respeito na formação de seus integrantes.
Professores capacitados e qualificados; conheça o trabalho deles antes de se matricular; trace seu objetivo na modalidade, lembre-se sempre que competição não é o objetivo principal e sim o seu bem estar físico, psíquico e social. Valorize seu dinheiro e seu bem estar, pesquise e busque treinar com pessoas sérias e competentes, que realmente lhe trarão a essência do Muay Thai e o direcionarão no caminho da modalidade.
Agradecemos a paciência e atenção dos amigos.
Fonte: Edson Jose de Souza - www.muaythaicamp.com.br
Adaptado por Prof. Felipe Silva - Nokashi Gym / Liga Paulista Muay Thai